18 de novembro de 2017

Assumindo os cabelos brancos


Cabelos recém pintados, sem brancos aparecendo
A última vez que pintei meus cabelos foi em nove de setembro deste ano. Já há muito tempo eu vinha procurando uma alternativa mais saudável e menos agressiva de colorir os cabelos.

Como não encontrei, a ideia de não mais pintar foi se tornando cada vez mais interessante. 

Quem me conhece sabe que eu procuro ter atitudes sustentáveis o máximo que eu posso e não faz sentido buscar reduzir o seu impacto no planeta e continuar usando produtos químicos no cabelo, despejando no meio ambiente todas aquelas substâncias químicas e tóxicas quando enxaguamos o cabelo após a pintura.

Além da preocupação em reduzir os danos ao meio ambiente, já faz algum tempo que eu me preocupo em usar produtos naturais na pele e cabelos. Já faz tempo que eu uso como hidratantes para pele apenas óleos 100% vegetal extraídos a frio e acrescidos de óleo essencial. E nos cabelos não é diferente. 

Já tentei a técnica low poo e no poo, mas a que eu me adaptei melhor foi a co-wash, que nada mais é do que lavar os cabelos com condicionador. O xampu tem componentes como sulfato, parabeno e silicone que agridem muito os fios (e o meio ambiente). Se o xampu é agressivo imagina a tinta de cabelo. "Tô fora".

Outro fator decisivo para que eu parasse de pintar os cabelos foi a queda de cabelos que venho sofrendo nos últimos anos. Eu já fiz vários tratamentos, passando por períodos normais, de menos queda e outros com intensa perda diária. Quando eu decidi parar de pintar, recentemente, eu estava num desses períodos de muita queda.

Mas o que foi decisivo para que eu decidisse assumir os cabelos brancos, mesmo sabendo que teria um período difícil de transição pela frente, foi a quebra do paradigma de que cabelo branco envelhece. Como eu já estava favorável à ideia de deixar os cabelos brancos aparecerem, eu comecei a procurar imagens na internet de mulheres com cabelos brancos/grisalhos e dicas de como superar a fase de transição. Encontrei mulheres lindas que me deixaram muito inspirada. 

No Face, encontrei umas páginas que me animaram muito, como a Cabelos brancos e lindos e Tenho cabelos brancos e daí?. Salvei até uma pastinha no Pinterest com imagens de mulheres que assumiram os cabelos brancos e que me chamaram a atenção. Tem também este vídeo maravilhoso, que vale a pena ver. 

Em uma das minhas buscas encontrei um vídeo da Kika, da Página da Kika, que foi o empurrãozinho que faltava. Estou super animada e pretendo registrar aqui as fases do meu cabelo nesse período de transição e quem sabe ajudar as pessoas que estão pensando em parar de pintar e assumir definitivamente os lindos cabelos brancos.

Obs: Postagem inicialmente publicada no blog Artes da Rô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo